Esqueci minha senha, padrão de desbloqueio ou pin. Que posso fazer?
É muito comum perder ou esquecer o padrão de desbloqueio, senha ou PIN do nosso dispositivo móvel. Com o passar dos anos, as medidas e requisitos de segurança para proteger nossos telefones ou tablets são cada vez mais exigentes, obrigando-nos a utilizar senhas mais complexas, com caracteres especiais ou a não utilizar a mesma senha em vários serviços, por isso é muito normal esquecê-la e bloquear o terminal após várias tentativas sem sucesso.
Felizmente, conforme a segurança melhorou, melhorias também foram implementadas para podermos recuperar nossas contas, sempre verificando se somos os legítimos proprietários dessa conta ou dispositivo, uma vez que não queremos que nenhum ladrão ou pessoa que tenha acesso ao dispositivo ser capaz de acessar seu conteúdo.
Um caso estranho e indesejável, mas que está se tornando cada vez mais comum, é que uma pessoa morre sem ter disponibilizado o acesso às suas contas aos seus parentes e tem que acessar um telefone ou tablet para recuperar os dados.
Primeiramente é necessário identificar o sistema operacional do aparelho, os mais comuns são Android e iOS. iOS é o sistema operacional exclusivo para dispositivos móveis da Apple, ou seja, iPhone e iPad.
O Android é usado por outros fabricantes, como Xiaomi, Samsung, Huawei, Sony, etc.
Recupere senha, padrão esquecido ou pin no Android.
Se você esqueceu a senha, padrão ou código PIN de desbloqueio do seu celular ou tablet Android, o que devemos fazer é usar um computador ou outro dispositivo ou tablet para solicitar uma recuperação de senha do Google.
Todos os dispositivos Android estão vinculados a uma conta do Google, exceto aqueles que, devido às limitações do fabricante, não têm acesso aos aplicativos do Google.
É um número muito pequeno de fabricantes e dispositivos, mas por exemplo os mais novos dispositivos da marca Huawei não vêm de fábrica com a possibilidade de vinculá-los a uma conta Google, mesmo que seu sistema operacional seja baseado em Android.
Para verificar se podemos desbloquear o celular ou tablet, devemos acessar "Encontre meu dispositivo" ou "Encontre seu celular" do Google.
Ao acessar veremos uma lista dos dispositivos que vinculamos à nossa conta Google, é possível que apareçam dispositivos antigos que não usamos mais e que possamos ter dado, vendido ou quebrado guardados em uma gaveta.
Selecione o dispositivo e clique em "Bloquear dispositivo", pode ser necessário inserir sua senha do Google.
Não se lembra da sua senha do Google?
Caso você não se lembre de sua senha do Google, procederemos com a geração de uma nova senha, pois por motivos de segurança não é possível recuperar uma senha existente.
Se você não se lembrar da sua senha do Google, procederemos à restauração de um computador, tablet ou dispositivo móvel com acesso à Internet.
Acesse o seguinte site: https://accounts.google.com/signin/recovery
Digite seu e-mail ou número de telefone e clique em "Avançar".
Você pode pedir a senha antiga, anote-a e clique em Avançar ou clique em "Tentar de outra maneira".
O Google enviará um código de verificação para o e-mail alternativo que você associou; se você não tiver outro e-mail associado, enviará um SMS ou uma chamada para o número de telefone associado e se você estiver conectado em outro dispositivo, por exemplo, um tablet, uma notificação será enviada para esse dispositivo, pressione aceitar na notificação para verificar sua identidade.
Aceda ao email associado ou verifique se o SMS recebido é possível e introduza o código, poderá criar uma nova palavra-passe.
Você poderá fazer login com essa conta do Gmail e a nova senha em seu telefone celular ou tablet.