Última atualização: Utilitários
Há pouco mais de um ano comprei um mouse vertical da marca Anker. Queria experimentar este tipo de rato sem arriscar gastar 80€ num premium, temendo não gostar ou ser desconfortável. Então optei por uma alternativa mais barata, confiando que a Anker ofereceria uma boa relação custo-benefício.
Ao pesquisar, percebi que o design do mouse vertical Anker era oferecido por muitas marcas desconhecidas por um preço ainda mais baixo, mas finalmente decidi pelo Anker (por esse motivo, mesmo que seu mouse seja de outra marca, mesmo que não seja vertical, se tiver esse problema, este guia pode ajudá-lo).
Embora não tenha experimentado mouses de marcas premium como Logitech, fiquei satisfeito com minha compra. No entanto, há alguns meses, a roda de rolagem começou a falhar e o problema piorou a ponto de parar de funcionar, exceto quando pressionada com força. Isso, em vez de aliviar meus tendões, acabou agravando o desconforto.
Como o tinha comprado na Amazon e ainda não tinha passado a garantia obrigatória de dois anos na União Europeia (que agora são três), resolvi contactá-la para solicitar uma reparação ou substituição.
Tive que gerenciar a reclamação diretamente com a Anker, pois a Amazon não se responsabilizou após o período de devolução. A experiência foi positiva: após enviar a nota fiscal e o número de série do aparelho, eles se ofereceram para me enviar outro mouse do mesmo tipo. Não era novidade, mas sim previamente verificada por um técnico, não sendo necessário devolver o mouse quebrado.
A partir do momento em que o mouse antigo começou a falhar, pensei em abri-lo e tentar consertá-lo, mas minha experiência anterior com desmontagens malfeitas me impediu. Porém, ao receber o novo aparelho e não precisar devolver o quebrado, decidi que não tinha nada a perder. Abri o mouse para investigar a causa da falha da roda.
Neste guia conto, passo a passo, como consegui abrir o mouse vertical e, com um pouco de cola instantânea, consertá-lo, evitando que outro aparelho eletrônico vá parar no lixo.
Tempo estimado: 20 minuto.
Passo 1:
Na parte inferior do mouse existem quatro formas ovais que funcionam como superfície de contato com a mesa. Essas formas ovais são coladas. Usei uma ferramenta para abrir celular, que é um plástico parecido com uma palheta de violão.
Qualquer plástico duro e fino ou até mesmo um cortador pode ser usado para removê-los, tomando cuidado para não quebrá-los.
Passo 2:
Sob as formas ovais você encontrará os parafusos da base do mouse. No meu caso foram apenas três, mas isso pode variar dependendo do modelo ou marca. Remova todos os parafusos.
Passo 3:
Abra com cuidado a parte inferior do mouse, pois um circuito integrado na base está conectado à parte superior por um cabo.
Passo 4:
Desconecte com muito cuidado o cabo do conector do circuito. Faça isso devagar para não danificá-lo.
Passo 5:
A próxima etapa é remover os botões superiores. Usando uma chave de fenda, solte cuidadosamente as abas que prendem os botões à estrutura superior do mouse.
Passo 6:
Uma vez que você remover os botões esquerdo e direito, poderá ver os parafusos que unem as duas partes do mouse. Remova esses parafusos.
Passo 7:
Vire a parte do mouse que contém a roda de rolagem, remova os parafusos que fixam o circuito que contém a roda de rolagem à estrutura de plástico.
Passo 8:
Depois de separar a moldura da placa, remova cuidadosamente a roda de rolagem.
Passo 9:
A roda de rolagem é composta por duas peças: uma de borracha (aquela que tocamos com os dedos) e outra de plástico rígido. O problema comum com estes ratos é que ambas as peças são unidas apenas pela pressão da borracha. Com o tempo e as mudanças de temperatura, a borracha tende a se expandir e perder firmeza.
Separe as duas peças, aplique um pouco de cola instantânea ou adesivo forte entre elas e deixe secar completamente.
Finalmente, remonte o mouse vertical seguindo estas etapas na ordem inversa e você verá que ele funciona como no primeiro dia.
Ainda não há dúvidas sobre "Como consertar roda de mouse vertical"; você pode escrever o primeiro.